Em busca da verdade em socrates .
Sócrates ele tinha uma filosofia diferente do que outros apresentavam, queria explicar o mundo baseado na observação das forças da natureza. Seria uma espécie de mostra para o ser humano ele mesmo. A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Vendo o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo. Alterando radicalmente o uso da razão e o objeto de investigação filosófica, ele decidiu que, em vez de continuarem debatendo sobre a origem e transformação do universo e todas as coisas que nele havia, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos, a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
Insatisfeito com alguns pensamentos filosófico que havia na época decidiu descobrir um novo conhecimento, basicamente um novo conhecimento foi até o centro da cidade de Atenas e começou a dialogar com as pessoas de todo o tipo, querendo derruba o falso conhecimento que ainda existe nos dias de hoje, reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza.
Tinha dois métodos que usava a Ironia que usava como uma medida purificadora que levava os discípulos confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde só julgavam possuir certezas e clarividências, perguntas e respostas, destruía o falso saber. O outro método é a Maiêutica dava alternativas, perguntas e respostas que ajudavam a buscar e compreender a verdade por meio do diálogo. Sendo assim para Sócrates a verdade está na verdade dentro de nós mesmo e somente poderá ser revelada a partir de um exercício racional atingindo o saber.