eltronica eletrica
A medição de temperatura sem contato é uma medição óptica baseada na propriedade de todos os materiais de emitir radiação eletromagnética. O termômetro infravermelho utiliza esta radiação para determinar sua temperatura.
Atualmente um termômetro infravermelho responde nas faixas próxima, média ou distante do espectro.
Para a escolha correta do instrumento de medição em uma aplicação específica, várias propriedades do objeto a ser medido devem ser consideradas, como sua faixa de temperatura, material e tamanho.
Alcance de Temperatura:
Nossos pirômetros medem temperaturas de -50 a 4000°C. Os instrumentos estão disponíveis para diferentes intervalos de temperatura. A seleção da faixa de temperatura depende da aplicação onde será utilizado.
Intervalo de Espectro:
O material do objeto exige a correta seleção do intervalo de espectro do pirômetro para uma determinada aplicação. Portanto o intervalo de espectro correto é uma das características mais importantes
Os intervalos de espectro mais comuns são:
0.676 µm:
Medição de metais fundidos (min. 1100°C)
0.8 ... 1.1 µm:
Medição de vidros, metais e cerâmicas fundidos (min. 600°C)
1.45 ... 1.8 µm:
Medição de metais e cerâmicas (min. 250°C)
2.0 ... 2.8 µm:
Medição de metais (min. 75°C)
3 ... 5 µm
Medição de metais e cerâmicas (min. 5°C)
3.43 µm
Medição de lâminas em PE e PP (min. 50°C)
3.9 µm
Medição em fornos (min. 75°C)
5.14 µm:
Medição superficial em vidros (min. 100°C)
8 ... 14 µm:
Medição em superfícies não metálicas e metais revestidos (min. -40°C)
Emissividade
O coeficiente de emissão é a relação entre o sinal emitido de um objeto e o sinal emitido por uma fonte de radiação de corpo negro à mesma temperatura. O coeficiente é influenciado pelo material do objeto e depende do comprimento de onda, da temperatura e de outros fatores físicos.
O coeficiente de emissão de um objeto é o parâmetro mais importante na medição de sua temperatura com um pirômetro. Para