Nanotecnologia
A próxima figura mostra a escala de comprimento de 1m à 0,1nm. A seção de 100nm à 1nm é estendida. A escala de interesse do "mundo nanométrico" é de 100nm até à escala atômica, aproximadamente 0,2nm.
Os primeiros conceitos de nanotecnologia foram introduzidos pelo físico americano Richard Feynman em 1959 em sua famosa palestra "There´s plenty of room at the bottom".
Novidade
A nanotecnologia não é uma ciência nova. Muitos processos químicos possuem características nanométricas. O mundo natural também contém muitos exemplos de estruturas nanométricas. As nanopartículas surgem naturalmente e têm sido criadas a milhares de anos como produtos de combustões e produção de comidas com o cozimento.
Porém, ferramentas sofisticadas só foram desenvolvidas recentemente, o que contribuiu para a investigação e manipulação da matéria em escala nanométrica, afetando nosso entendimento sobre o mundo nanoscópico. Um exemplo dessa manipulação é o famoso experimento realizado por Don Eigler e Erhard Schweinzer, em 1990, na IBM. Eles moveram átomo de xenônio em uma superfície de níquel escrevendo o logo da empresa.
A técnica usada por Eigler e Schweinzer é somente uma das várias maneiras de manipular e produzir materiais, normalmente divididas em duas categorias: ‘Top-down’ e ‘Bottom-up’. A técnica ‘Top-down’ envolve partir de um bloco