marketing
1. TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS
O transporte urbano de passageiros pode ser considerado todo tipo de transporte que faz o deslocamento de pessoas de um lugar ao outro. Existem diversos tipos de transporte que podem ser usados por passageiros, os mais conhecidos são ônibus, trens, carros, aviões, entre outros, e eles podem ser classificados em duas principais categorias, transportes públicos, ou transportes privados. Nos transporte publico os passageiros não são proprietários dos veículos, o serviço é oferecido mediante pagamento de taxas a qual chamados de passagem e o serviço é fornecido por determinada empresa a qual se dispõe de prestar o serviço aos seus clientes, exemplos de transportes públicos: ônibus, trem, metrô etc. Existe também o transporte privado, nele o passageiro é responsável pelo veículo, e o condutor pode fazer a “rota” que ele quiser para chegar ao lugar desejado, e entrar e sair do veículo a hora que ele quiser.
O sistema de transportes compreende o conjunto de infra-estruturas destinadas à circulação de pessoas e mercadorias e pode ser analisado por duas óticas, pelas características da oferta, ou seja, as características relacionadas com os veículos e com a infra-estrutura e pela procura que engloba o tipo de usuário, o tipo de viagem, o tipo de ligações a estabelecer entre outros. Existem ainda várias classificações para os sistemas de transporte segundo o tipo de infra-estrutura, segundo a tecnologia, por tipo de usuário, por tipo de procura, por tipos de serviço.
Mediante todo esse contexto, consideramos que o transporte de passageiros pode ser escolhido mediante as suas classes sociais ou ainda sob suas condições financeiras; Pois, dependendo do trajeto que o passageiro ira percorrer ele poderá optar pelo transporte mais acessível, seja ele publico ou privado, mais para isso é preciso que ele analise as sua situação financeira, visto que o transporte privado pode chegar a ser um pouco mais caro que o transporte