Elton Mayo
Curso de Administração
Período: 1º
Disciplina
Teoria Geral da Administração
Acadêmicos:
Diego Araujo
Eduardo Francisco
Letícia Panarelli
Luciene Zdruikoski
Millene Ornelas
Nathália
Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2010.
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referencia Bibliográfica
Introdução
Goeorge Elton Mayo foi um sociólogo australiano nascido na cidade de Adelaide no ano de 1880. Formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide e lecionou na Universidade de Queensland. Seu estudo e contato pessoal com as sociedades aborígenes, o tornou sensível às múltiplas dimensões da natureza humana (Antonello, et al. 2010).
A partir de estudos realizados na década de XX por Mayo, as relações trabalhistas obtiveram uma evolução no pensamento administrativo, desenvolvendo uma nova forma de organização competitiva, através de uma política de bem estar dos operários, cultivando boas condições de trabalho e salários satisfatórios. Nasce neste momento a “Teoria das relações Humanas”, movimento de oposição a abordagem clássica da administração. Esta abordagem da teoria organizacional iniciou no EUA, em 1927 na fábrica de equipamentos eletrônicos Western Eletric Company (Franco, 2008).
Observando a necessidade uma nova abordagem humanística e democratizada, centrada nos trabalhadores, Mayo, contrariou as abordagens clássicas da administração, tais como as defendidas por Fayol & Taylor, que eram baseadas na obsessão pelo comando, tendo a empresa como um sistema fechado, onde os trabalhadores eram manipulados. Tal sistema foi conhecido como PCOCC (planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar).
Naquela época, num país eminentemente democrático como os EUA, já se observava a reação dos trabalhadores e seus sindicatos contrária a Administração Científica que era interpretada como um meio sofisticado de exploração dos empregados em favor de