Eloy chaves
DÉBORA APARECIDA DA SILVA
TURMA GPN1
RESUMO SOBRE O DEBATE
Trabalho para nota – Tema: Adoção
Orientadora:
Profa. Flávia Cuim
Santo André/SP
2012
"O Dr. Eloy Miranda Chaves foi um grande legislador, instituindo inclusive a "Lei Eloy Chaves" cujo deu-se inicio a Previdência Social”.
Nascido em Pindamonhangaba em 27 de Dezembro de 1875, Eloy de Miranda Chaves passou grande parte da infância fora do país, pois o pai, coronel José Guilherme de Miranda Chaves, desempenhava as funções de cônsul geral do Brasil. Eloy retornou com 11 anos e passou a estudar nos principais colégios, formando-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo.
Foi nomeado promotor público em São Roque, mas em 1897 foi transferido para Jundiaí, onde fincou raízes. Casou-se com Almerinda Pereira Chaves e teve dois filhos: Vail Chaves e Antonieta Chaves. Em 1902 foi eleito Deputado Federal pelo PRP e em 1906 foi reeleito. A biografia de Eloy Chaves é extensa, tal a amplitude de atividades e realizações. Um dos marcos em sua vida foi à organização da Empresa Elétrica de Jundiaí, que em 1927 foi transferida para a Light.
Eloy Chaves ocupou importantes cargos nas administrações públicas, entre eles a Pasta da Justiça e da Segurança em 1913, na gestão do Conselheiro Rodrigues Alves. Em 1919 foi eleito novamente para a Câmara Federal e apresentou em 1923, no Congresso, o projeto de Lei que, mais tarde, iria se transformar no embrião da Previdência Social. O nome, naquela época, era "Caixas de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários". Essa lei, chamada de "Lei Eloy Chaves" foi escrita em seu escritório na Fazenda Ermida e conferiu a seu criador o título de "Pai da Previdência Social". Em 19 de Abril de 1964, Eloy Chaves