Silva, maria júlia paes da. comunicação tem remédio
A autora do livro Comunicação tem remédio (São Paulo: Loyola), Maria J. P. da Silva, é Doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo, especialista em Licenciatura e Enfermagem Psiquiátrica na área da comunicação. A obra aborda as diversas técnicas de comunicação interpessoal e suas formas de linguagem verbal e não verbal, a qual sumariza e analisa os vários tipos de comportamentos, exaltando sua importância para estudantes e profissionais de Ciências da Saúde. A temática proposta revela a missão social que o profissional da saúde exerce sobre a sociedade, aplicando em seu trabalho a afetividade e a disciplina com os pacientes e equipe.
Essa literatura apresenta as técnicas necessárias para se dominar a arte da comunicação e percepção, a fim de fazer dela um instrumento básico para o dia a dia dos profissionais de saúde, em que há o processo de compreensão e compartilhamento de mensagens entre profissional e paciente – feedback positivo -. O uso da linguagem verbal e não verbal e da paralinguagem aprimora o conteúdo da comunicação e os relacionamentos, melhora a qualidade do atendimento, modifica o sentido e transmite emoção resgatando a capacidade do profissional de perceber sentimentos, dúvidas e dificuldades de verbalização do paciente.
O livro exalta as diferentes formas de comunicação e sua importância em âmbito hospitalar, de forma clara e objetiva, utilizando-se de linguagem simples e de fácil entendimento. Deve ser lido por todos os acadêmicos pois traz informações relevantes no aprimoramento do conhecimento para a formação de profissionais bem qualificados e equipes bem preparadas, para que tenham uma visão mais ampla da importância desse tipo de estudo e possam aplicá-las em seu ambiente de