Elias
Devido a essa grande afronta contra Deus, o profeta Elias se levanta e profetiza contra Acabe que durante alguns anos não choveria e nem haveria se quer orvalho em Israel.
Por causa dessa profecia, criaram-se muitas desavenças entre o profeta e o rei Acabe e sua esposa Jezabel e então Deus enviou Elias ao riacho de Queribe, que era um dos afluentes do rio Jordão, e ali foi sustentado pelos corvos.
Irmãos, o que podemos perceber até aqui é que Deus quando quer nos abençoar, que quando ele cuida de nós, ele usa corvos, usa jumenta, usa o que for necessário para suprir as nossas necessidades. Mas vamos chegar lá com calma.
Contudo, quando a seca se agravou, devido a profecia do próprio profeta, até os afluentes do Jordão secaram, e então Deus ordenou que Elias fosse para a cidade de Sarepta, uma vila que ficava a cerca de 10 km ao sul de Sidom e era um território fenício que ficava na costa do Mar Mediterrâneo, ou seja, ele foi para uma terra onde o povo não tinha nenhuma relação com Deus, como podemos ver na fala da viúva: “ O Senhor, teu Deus”.
Chegando lá, Deus já havia ordenado a uma viúva que cuidasse de Elias enquanto ele estivesse ali.
Mas se formos analisar a situação dessa mulher, irmãos, ela pertencia às camadas mais pobres da sociedade, não tinha marido, e pelo que podemos analisar aparentemente também não tinha parentes para cuidar dela e ainda precisava sustentar o seu filho pequeno. E como vemos na Palavra, ela passava pela angústia de ver seu filho morrer sem poder fazer nada ou pior ainda, dela morrer primeiro e saber que seu filho ficaria só sem ninguém para cuidar dele.
As mulheres nessa época