elevador mecanico
Sumário
Introdução 01 Objetivo 01 Introdução teórica 01
Desenvolvimento 02 Apresentação 02 Descrição 02 Cronograma 02
Discussão 03
Conclusão 05
Introdução
Objetivo:
Criação de um protótipo de elevador mecânico, com o intuito de demonstrar fisicamente as forças que existem no levantamento de um corpo.
Introdução teórica:
Para se analisar as forças nesse trabalho será utilizada a 2ª lei de Newton, também conhecida como principio fundamental da dinâmica.
F=m.a, onde F é a força resultante aplicada, m é a massa (constante) do corpo e a é a aceleração do corpo.
Quando entramos em um elevador exercemos uma força peso (P=m.g) sempre apontada para baixo, que cria uma reação normal (Fn) sempre perpendicular a superfície de contato.
Existem 5 casos possíveis:
-Elevador parado, subindo ou descendo com velocidade constante:
Nesse caso a única aceleração que sentimos é a gravidade, com isso a força resultante entre a normal e o peso é nula. F=0. O peso e a normal são iguais (P=Fn).
-Elevador iniciando movimento de subida:
Para subir, é necessária uma força para cima, tendo uma aceleração positiva e para cima, a força resultante fica para cima, com isso a normal é maior do que o peso. Fn>P. F=Fn-P.
-Elevador terminando o movimento de subida:
Para parar, o movimento desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo. Com isso o peso é maior do que a normal. P>Fn. F=P-Fn.
-Elevador iniciando a descida:
Está descendo de maneira acelerada, a resultante fica voltada para baixo. Com isso o peso é maior do que a normal. P>Fn. F=P-Fn.
-Elevador terminado o movimento de descida:
Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar.