Eletrônica
* O Que é fator de Potência?
O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa. Trata-se da diferença entre o consumo aparente (medido em VA) e o consumo real (medido em watts).
Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um baixo fator de potência indica que você não está aproveitando plenamente a energia. O fator de potência é determinado pelo tipo de carga ligada ao sistema elétrico, que pode ser: Resistiva, Indutiva ou Capacitiva.
É possível corrigir o fator de potência. Essa prática é conhecida como correção do fator de potência e é conseguida mediante o acoplamento de bancos de capacitores, com uma potência reativa contrária ao da carga, tentando ao máximo anular essa componente. Por exemplo, o efeito indutivo de motores pode ser anulado com a conexão em paralelo de um capacitor (ou banco) junto ao equipamento.
* Consequências de um Baixo Fator de Potência:
Um baixo fator de potência mostra que a energia está sendo mal aproveitada. Além do custo adicional da energia (cobrança de energia e demandas reativas excedentes), as instalações correm vários riscos:
a) Variações de tensão que, por sua vez, podem ocasionar a queima de motores;
b) Perdas de energia dentro de sua instalação;
c) Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores;
d) Condutores aquecidos; e
e) Diminuição da vida útil da instalação.
*Vantagens na correção do F.P. Um primeiro benefício, o sistema estará sincronizado com a medição da concessionária no lado da alta tensão, garantindo assim que tenha-se total confiabilidade na medição, e por consequência, a mesma referência na conta de energia". Outro ponto a destacar nestes sistemas que utilizam gerenciador de energia, medidores setoriais e unidades remotas de saída é que "as informações gerenciais estão disponíveis a