Eletrônica aplicada
Uma situação comum no agro negócio é a utilização de estufas para a produção de mudas de diversas culturas. A rega das mudas deve ser feita de modo intermitente durante todo o dia, cuja periodicidade está em função da temperatura e umidade relativa do ar. Um exemplo da aplicação do conceito de agricultura de precisão é tomar esta tarefa semi automatizada, isto é, realizada de forma automática após o comando de um operador. Para tal, propõe-se desenvolver um projeto utilizando temporizadores 555 capaz de realizá-la de acordo com as especificações abaixo. A rega é feita por um sistema de dispersores instalados no teto da estufa e acionados por uma bomba auto-escorvante acionada por um motor elétrico comandado por um contator, cuja bobina é acionada em 220Vac. O sistema de automação deverá ter duas opções de acionamento:
• Manual; • Automática;
No modo manual o acionamento se fará através das botoeiras do contator. No modo automático o operador poderá ajustar o intervalo entre as nebulizações entre 05 e 20 minutos; As nebulizações deverão ser feitas durante 15 segundos.
Esquema básico do sistema de funcionamento.
Diagrama de Comandos Elétricos.
Esta planta proporciona o controle de nível do tanque, e se o MIT1 parar de funcionar, o MIT2 (que é responsável pelas nebulizações), parará de funcionar também. Para encher o tanque utilizaremos, uma segunda bomba e que será acionada por C1. No modo automático, o nível do tanque vai ser controlado. Quando estiver com nível mínimo, liga a bomba 2 e nível máximo, desliga a bomba 2.