LB Eletronica Aplicada
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA APLICADA – CIRCUITOS UTILIZANDO AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
MANAUS
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA APLICADA – CIRCUITOS UTILIZANDO AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
MANAUS
2011
RESUMO
O que são amplicadores operacionais: São dispositivos que realizam qualquer operação matemáteca, aparti dos seus sinais de entrada para fazer a comparação da resposta na saída. E dependendo da sua configuração, ele realizará a operação matemática.
Para a nossa prática montamos 4 (quatro) circuitos com o amplificador e verificamos o seu comportamento comparando o sinal de entrada com a saída.
CAPÍTULO I
Introdução
Um amplificador operacional é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor (-) e o outro identificado por terminal não inversor (+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e -, multiplicado pelo ganho em malha aberta.
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam o amplificadores, frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).
1.1 maTerial Utilizado
Computador
Software – Multisim
1.2 Circuitos de 01 ao 04
Cicuito 01 – O sinal deste circuito amplificou e inverteu devido o sinal da porta inversora ser maior e ele esta na configuração comparador. O gráfico a seguir explicara esse comportamento:
Circuito 02 – O sinal deste circuito amplificou e nao inverteu o sinal devido o sinal da porta não inversora ser maior e ele esta na configuração comparador. O gráfico a seguir explicara esse comportamento:
Circuito 03 – Neste circuito novamente