Eletroquimica
24/11/2014
Bárbara Chiaratti
Nathália Andrade
Nayara Tanner
Tales Amaral
Samatha Costa
Vamos brincar um pouquinho com Química?
Nesse quarto bimestre no colégio Ramos Lopes todos os alunos do segundo ano do ensino médio teve introdução à Eletroquímica.
Para demonstrar total absorção da matéria décimos por meio de um projeto interativo mostrar-lhes como é fácil entender eletroquímica.
Introdução à eletroquímica;
A Eletroquímica consiste em conversão de energia, converter energia química em elétrica e elétrica em química.
A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação, onde um perde elétrons e o outro ganha. Todos os processos envolvem reações de oxirredução.
Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Eletrólise;
É conhecido pelo nome de eletrólise todo o processo químico não espontâneo provocado por uma elétrica proveniente de um gerador.
O processo eletrolítico se dá a partir do fornecimento de energia vindo de uma pilha, que serve de gerador. Com isso, ocorre a descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons, sofrendo oxidação.
Eletrólise Ígnea
A substância iônica está no estado líquido, ou seja, fundida, sem a presença de água
A palavra “ígnea” vem do latim ígneus, que significa “ardente, inflamado”. Na eletrólise, usa-se um recipiente que é chamado de cuba ou