Eletronica
Os principais precursores da Administração foram dois engenheiros, o primeiro FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) americano, que desenvolveu a ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, com o objetivo principal de aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o segundo, HENRI FAYOL (1841-1925), francês, que desenvolveu a ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista aumentar a eficência da empresa através da organização e da aplicaçãode princípios gerais da administração.
Outro importante precursor foi HENRY FORD (1863-1947), norte-americano, aos 13 anos produziu seu primeiro automóvel e aos 40 anos fundou, em Detroit, EUA, a FORD MOTOR COMPANY, tornando-se ao invés de fazendeiro, como queriam seus pais, um industrial. Atráves de suas experiências na indústria, abandonou a idéia de altos lucros, administrando seus negócios com os seguintes princípios:
O ciclo de produção começa no consumidor;
Um produto deve satisfazer as necessidades, e seu preço dve permitir a sua aquisição do maior número de consumidores; bons salários aumentam o poder de compra, expandindo o mercado de consumidor;
Pequenos lucros, grandes vendas;
Produção em série permite a diminuição de custos.
O interessante é que apesar destes precursores jamais terem se encontrado, "complementam-se", como se tivessem tido algum contato, salvo alguns pontos de vista antagônicos.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Nascido em 1856 e falecido em 1917, Frederick Winslow Taylor foi o pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Iniciou a sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências. Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva. A máxima de