Eletronica digital
Prática 3:
CODIFICADOR/DECODIFICADOR E MUX/DEMUX
1- OBJETIVOS
Projetar circuitos decodificadores e implementá-los na prática, sempre avaliando seus resultados. Além disso, por meio destes circuitos, projetar um circuito demultiplexador e também implementá-lo. Temos por objetivo também ter conhecimento para, por meio de um CI Multiplexador, projetar um gerador de função lógica.
2- FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Codificadores / Decodificadores [1]
Uma grande parte dos sistemas digitais trabalha com os níveis lógicos (bits) representando informações que são codificadas em bits. Exemplo:
· computador trabalha com informações alfanuméricas;
· a calculadora com informações numéricas;
· a telefonia digital com canais de voz convertidos para a forma digital;
· cd laser com sinais sonoros.
Estes sistemas não entendem a informação que processam na forma de letras, números, sinais sonoros, mas sim na forma de bits, sendo necessário transformar estas informações na forma de códigos binários. Devido à diversidade de informações e ao desenvolvimento da eletrônica digital, vários códigos foram criados e consequentemente vários circuitos para a codificação e decodificação destas informações. Os codificadores e decodificadores são circuitos combinacionais dedicados: circuitos comuns em projetos de sistemas digitais devido às funções lógicas que executam, sendo encontrados prontos em circuitos integrados comerciais.
Multiplexadores/Demultiplexadores [1]
Os multiplexadores e demultiplexadores pertencem à classe dos circuitos lógicos combinacionais. Um circuito lógico combinacional é aquele em que as variáveis de saída são funções determinadas pelas variáveis de entrada no instante do tempo observado, ou seja, é um circuito no qual as saídas dependem exclusivamente das entradas. Os multiplexadores e demultiplexadores normalmente são abreviados como “mux” e “demux” respectivamente. O