Eletromagnetismo
Eletromagnetismo
No capítulo anterior estudamos o magnetismo.
Esse conhecimento é muito importante para quem precisa aprender eletromagnetismo, que por sua vez, é de fundamental importância para quem quer compreender o funcionamento de motores, geradores, transformadores...
Eletromagnetismo
Neste
capítulo estudaremos o eletromagnetismo que explica os fenômenos magnéticos originados pela circulação da corrente elétrica em um condutor.
Campo magnético em um condutor A circulação de corrente elétrica em um condutor origina um campo magnético ao seu redor. Campo magnético em um condutor Quando um condutor elétrico é percorrido por uma corrente elétrica, ocorre uma orientação no movimento das partículas no seu interior.
Essa orientação do movimento das partículas tem um movimento efeito semelhante ao da orientação dos imãs moleculares.
Como consequência dessa orientação, surge um campo magnético ao redor do condutor
As linhas de força do campo magnético
As linhas de força do campo magnético criado pela corrente elétrica que passa por um condutor, são circunferências concêntricas num plano perpendicular ao condutor.
Regra da mão direita
Para o sentido convencional da corrente elétrica, o sentido de deslocamento das linhas de força é dado pela regra da mão direita.
Ou seja, envolvendo o condutor com os quatro dedos da mão direita de forma que o dedo polegar indique o sentido da corrente
(convencional).
O sentido das linhas de força será o mesmo dos dedos que envolvem o condutor.
Regra da mão direita
O sentido das linhas de força será o mesmo dos dedos que envolvem o condutor.
Regra do saca-rolhas
Pode-se também utilizar a regra do saca-rolhas como forma de definir o sentido das linhas de força.
Por essa regra, ele é dado pelo movimento do cabo de um saca-rolhas, cuja ponta avança no condutor, no mesmo sentido da corrente elétrica (convencional).
Regra do saca-rolhas
A intensidade do campo magnético
A intensidade do campo magnético