Eletromagnetismo
P1 – O que é campo magnético? Como pode ser representado? Quais as características dessa representação? Campo Magnético é a região ao redor de um imã, na qual se observa um efeito magnético. Esse efeito é percebido pela ação de uma Força Magnética de atração ou de repulsão. O campo magnético pode ser definido pela medida da força que o campo exerce sobre o movimento das partículas de carga, tal como um elétron. A representação visual do Campo Magnético é feita através de Linhas de Campo Magnético, também conhecidas por Linhas de Indução Magnética ou ainda por Linhas de Fluxo Magnético, que são linhas envoltórias imaginárias. As linhas de campo magnético são linhas fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul.
P2 – Qual a explicação para a origem dos fenômenos magnéticos?
Os fenômenos magnéticos foram ‘descobertos’ quando os gregos começaram a perceber que certas pedras atraíam umas as outras e alguns pedaços de ferro. Estas pedras são conhecidas hoje como Magnetitas ou Ímãs Permanentes.
P3 – Os pólos de um ímã podem ser separados? Porquê? O que é um ímã elementar?
Não, pois não existem pólos de imãs separados. Se você quebrar um imã, terá dois imãs. Cada átomo ou molécula do imã possui propriedades magnéticas devido à orientação dos seus spins (orientação rotacional dos elétrons). Esses átomos ou moléculas reúnem-se em pequenos conjuntos de mesma orientação, denominados imãs elementares.
P4 – Como se explica a imantação de um material? O que são domínios magnéticos?
Quando o ferro encontra-se próximo de um imã, o campo magnético faz com que a barra de ferro se transforme temporariamente em um imã. Isto acontece porque na presença de um campo magnetizante (ou campo indutor) os domínios magnéticos do ferro, que normalmente estão orientados em todas as direções ao longo da barra, ficam orientados em uma direção predominante, como num imã. Nos materiais com melhores características magnéticas de estrutura