Eletromagnetismo
Observação no laboratório:
Pode-se observar que quando um ima aproximou-se de uma bússula ela movimentou-se de acordo com as polaridades norte/sul, no sentido horário ou anti-horário.
Já no transformador vimos que ele possui dois nucleos, com duas espiras, uma com 300 espiras e a outra com 600, na entrada primaria de 300 espiras houve uma medição com o multimetro, e obteve-se uma voltagem de 60 volts, e ao inverter as espiras achou um valor de aproximadamente 212 volts.
Eletroima
No caso do eletroima, foi feito testes de eletromagnetização por contato. O primeiro teste foi através de corrente continua com alguns metais, tais como: ferro e o aço. E podemos constatar que o aço ficou imado, porque ele oferecia condições para que os eletrons permanecessem organzados. Já no ferro não ocorreu o mesmo, e ao juntar o aço com o ferro estes ambos se uniram por causa do aço que estava imado.
Foi feito também um outro experimento em outro eletroima. A experiência por indução magnetica foi feita com uma lâmpada e dois eletroimas que ao aproximarem-se um do outro a lâmpada correspondia acendendo de acordo com a aproximação de um eletroima com outro.
Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro)magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado. Ref. 1 Ref. 2 . Há de se ressaltar que a simples