Resumo entrevista Dr. Valdir Troncoso Peres
Entrevista e Conclusões.
O Dr. Valdir começa falando em sua entrevista qe tem paixão pela advocacia criminal, que largou o Júri porque não tem mais vigor físico, prontidão de espírito, não tem mais a capacidade que tinha e que não queira morrer na agonia intelectual e física. O Dr. Resistiu até aos setenta anos.
O Dr. Cursou Direito no largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Ele sempre trabalhou muito mas isso não era doloroso, porque ele tinha prazer de trabalhar como criminalista. Ele não viajava, vivia no seu escritório, onde era sua inspiração, sua vida, onde dava asas a sua imaginação e onde podia refletir um pouco. O Dr. Nunca tirou férias em cinqüenta anos.
O Dr. Valdir Troncoso Peres traça perfeitamente o perfil comum dos réus, homens geralmente com idade superior a 30 anos, sustentados em sua maioria financeiramente pela vítima.
O Dr. Valdir fala que crime passional não é cometido apenas por um fato. Existem causas para esse crime acontecer. Então ele examinava muito bem seus processos para fazer o Júri passional. A principal causa pelo crime é o adultério ou o suposto adultério, que é o infidelidade ou a suposta infidelidade, é a falta de correspondência afetiva por parte de um dos cônjuges. Antes do júri, segundo o Dr. Valdir ele lia até cinco vezes Menotti Del Picchia, para saber se a mulher era o pierrô, ou se ela é o alerquim e quem é que é a colombina. O Pierro é uma figura ingênua, sentimental e romântica. É apaixonado pela Colombina, que era uma caricatura das antigas criadas de quarto, sedutoras e volúveis. Mas ela é a amante de Arlequim, rival do Pierrô, que representa o palhaço farsante e cômico.
Segundo o Dr. Valdir essa situação amorosa leva ao crime quando um percebe que há infidelidade na relação, segundo ele essa é a forma mais terrível de todos os afetos. O homem que comete esse delito, fala pouco, é pouco imaginativo e criativo, de forma que a vida se reduz entre a relação entre ele e a mulher.
Dr. Valdir