Auditoria
AUDITORIA, CONTROLE INTERNO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA
RAMON ALOYSIO DOS SANTOS BOURSCHEIDT
TAQUARA, 15 DE JUNHO DE 2012
AUDITORIA
Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, registros financeiros, transações e operações de uma determinada empresa em um determinado período.
Esta revisão, realizada por contadores, tem como objetivo garantir a fidelidade dos registros e assim proporcionar credibilidade das informações emitidas pela empresa.
Além do seu objetivo principal, serve também para identificar problemas no controle interno e no sistema financeiro, assim, pode-se encontrar soluções parar melhorar o desempenho da entidade.
Entre as principais empresas que prestam o serviço de auditoria encontram-se Deloitte, PwC, KMPG e Ernst & Young.
A auditoria pode ser classificada em diferentes grupos, como a auditoria financeira, onde busca-se saber se as contas da empresa estão de acordo com as normas contábeis.
CONTROLE INTERNO
O Controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a fidedignidade de seus dados contábeis e promover a eficiência operacional da empresa, ou seja, são analisados três pontos principais:
- confiabilidade de informações financeiras
- obediência às leis e regulamentos aplicáveis
- eficácia e eficiência de operações
O controle interno aborda todas as atividades de rotina contábil e administrativa, com a idéia de organizar o máximo possível a empresa, de tal forma que os colaboradores compreendam, respeitem e apliquem as políticas traçadas, além de registrar adequadamente todas as operações contábeis retratadas pelas demonstrações financeiras. Deve-se também implementar um sistema de controle interno que apresente uma relação