Eletromagnetismo
O corpo de uma abelha após um vôo é portador de uma pequena carga elétrica positiva, provavelmente devido ao atrito com o ar. Quando se aproxima de uma antera, essa carga induz uma distribuição irregular de carga no grão do pólen, partículas negativas são atraídas na direção da abelha e partículas positivas são repelidas para a direção oposta. O grão é eletricamente neutro, mas tem uma distribuição assimétrica de carga. Assim, a atração sobre o lado negativamente carregado de pólen, mais próximo da abelha é mais intensa do que a repulsão sobre o lado positivamente carregado. O grão de pólen se revestem nas cerdas e ficam aderidas a ela, quando o inseto pousa em uma flor, a carga positiva de seu corpo também induz uma distribuição irregular de carga no carpelo. Como a planta está aterrada ao solo, há suprimento de carga negativa, essa carga negativa atrai a carga positiva do pólen, assim a grão desprende da abelha e adere a flor.
Problema cap2: Duas pequenas esferas condutoras de mesma massa m e mesma carga q estão penduradas em fios isolantes de comprimento L. Suponha que o ângulo θ seja tão pequeno que se possa fazer a aproximação senθ ≈ θ. Mostre que a distância de equilíbrio, x =2 a, entre as esferas é dada por:
Problema cap3: Calcule o campo elétrico produzido por um disco de raio R, com distribuição homogênea de cargas num ponto P situado no eixo que passa pelo eixo de simetria do disco. O ponto P está a uma altura genérica z em relação ao plano.
Problema cap4: Pesquise e explique o que é a Lei de Gauss e em quais situações é mais interessante se usar a Lei de Gauss ao invés da Lei de Coulomb para calcular campos