Eletromagnetismo - antenas
O surgimento das antenas teve início com a unificação das teorias magnética e elétrica. Tal unificação se deu pelas Equações de Maxwell, que datam de 1873.
Em 1886, o Professor Heinrich Rudolph Hertz apresentou ao mundo o primeiro sistema eletromagnético wireless, transmitindo um sinal a uma distância de quatro metros entre duas antenas.
Estas antenas na verdade eram duas placas de metal conectadas a dois bastões metálicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, e estas separadas entre si por uma distância pré-determinada. Nas esferas era adaptada uma bobina que gerava descargas por centelhamento. As centelhas por sua vez, ao atravessar o espaço entre esferas, produziam ondas eletromagnéticas oscilatórias nos bastões.
Já em 1901 notou-se um avanço na transmissão de sinais a maiores distâncias. Guglielmo Marconi foi capaz de fazer a primeira transmissão transatlântica. Sua antena transmissora consistia em cinqüenta fios verticais na forma de um ventilador conectado à terra por um transmissor. A antena receptora possuía 200 metros.
A partir da Segunda Guerra Mundial, experimentou-se um grande avanço na tecnologia das antenas com a introdução de guias de onda de abertura, cornetas e refletores. O fator determinante para tal evolução foi a invenção de geradores de microondas.
Aliaram-se a essas modernidades os avanços na arquitetura de computadores, com o desenvolvimento de métodos numéricos que permitiram a análise e o design com bastante acurácia de complexas configurações de sistemas de antenas. Isso se deu nas décadas de 60 a 90.
Desde as primeiras antenas até a atualidade, os princípios físicos que regem seu projeto e desenvolvimento foram sendo aprimorados e descobertas novas maneiras e tecnologias de se transmitir e receber sinais eletromagnéticos.
Atualmente, as antenas em alguns casos são estruturas de extrema complexidade e importância nas comunicações.
2. Definição
Uma antena é o elemento de uma ligação via rádio,