Biologia
A desnutrição é altamente prevalente em países em desenvolvimento e faz parte da chamada ”síndrome de pobreza” Geralmente está associada a famílias de baixa renda, com muitos membros, pouca educação, baixo desenvolvimento, más condições de habitação, pouco acesso a cuidados de saúde e à comida. Os dois principais fatores responsáveis pelo pouco acesso à comida são: escassez global de alimentos para todos ou distribuição desigual de alimentos em certas regiões, com maior privação das famílias pobres. desnutrição: A desnutrição pode ser o resultado de pouca alimentação ou alimentação excessiva. Ambas as condições são causadas por um desequilíbrio entre a necessidade do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais.
Subnutrição: É um excesso de nutrientes essenciais e pode ser o resultado de comer demais (ingestão excessiva); ou do uso excessivo de vitaminas ou outros suplementos.
tipos de desnutrição - alterações dietéticas
São mais caracterizadas por alterações fisiopatlógicas.
- kwashiorko: também conhecida como tipo molhado por caracterizar edema (retenção líquida) predomina-se Quando existe um fornecimento energético adequado, mas com carência protéica, mal balanceamento dietético.
- Cabelos finos e dermatites típica.
- marasmo ou desnutrição energético-protéica: também conhecida como tipo "seco" pois é caracterizada por magreza e desidratação, predomina-se se há um déficit global de proteínas e energia sendo ainda a forma mais encontrada de desnutrição.
- Mesmo quando existe uma ingestão protéica adequada, a deficiência energética induz à utilização da proteína para fins energéticos.
-Perda severa de gordura subcutânea e músculo, com marcante perda de crescimento corporal, mas sem edema.
- Marasmo-Kwashiorkor: A origem pode ser de um marasmo que entrou em déficit protéico ou um Kwashiorkor que passou a sofrer déficit energético. Estão presentes: retardo da estatura, e do desenvolvimento