Eletromagnetico
Serviço Público Federal
Programa de Formação de professores
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Antropologia Educacional
Carina de Fátima da Silva Reis
Capitão Poço – PA
Novembro 2012
Universidade Federal Rural da Amazônia
Serviço Público Federal
Programa de Formação de professores
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Antropologia Educacional
Carina de Fátima da Silva Reis
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento acadêmico na disciplina de Antropologia Educacional, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal Rural da Amazônia, ministrado pela professora Rossane Martins Maia.
Capitão Poço – PA
Novembro 2012
MARI, Eric Carlos de. ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
APOTAEMNTO ENTRE MALINOWISKI E PAULO FREIRE.
“[...] Malinowiski foi precedido por uma moda “evolucionista” que, em sua época, generalizava as classificações das sociedades impondo uma teoria etnocêntrica, onde os teóricos europeus se caracterizavam sua sociedade como mais evoluída em relação às outras sociedades [...]” (P: 47).
“Na construção de uma antropologia mais reflexiva e no desenrolar da construção propriamente dita da disciplina, foram de fundamental importância os escritos de Malinowiski, e este livro, “Argonautas do Pacífico Ocidental”, um marco na história da disciplina, que possibilitou o desvio do modismo “evolucionista” da época, passando o poder existir um respeito para com o “outro”, sem colocar em primeira mão um julgamento etnocêntrico [...]” (p: 48).
“[...] No pensamento de Malinowiski é clara e bem definida a coerência argumentativa segundo o qual a validade da pesquisa em ciências humanas não pode se valer apenas de análises quantitativas ou meramente objetivas, pois se o fizesse, perder-se ia a coerência com a realidade social, [...]” (p: 48).
“[...] A constatação de elementos subjetivos presentes naquele que atua na pesquisa, tento da antropologia em particular, como das ciências