Ficha de leitura - ensaio sobre a cegueira
CEGUEIRA
Curso Científico-Humanístico
Português
Ficha de Leitura
“Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.”, livro dos conselhos
FICHA DE LEITURA
Autor da obra: José Saramago.
Título: Ensaio sobre a cegueira.
Editora: Caminho.
17ª Edição, abril de 2010.
Tempo de leitura: um mês.
Tipo de texto: literário.
Género literário: romance.
Tema: atual.
Época retratada: o autor não define uma época específica.
Resumo da ação: A história inicia-se com uma inexplicável e aterradora epidemia de cegueira, em que esta, contrariamente à cegueira convencional, é branca, extremamente contagiosa e sem causa aparente.
Esta doença começa num homem, que estava sentado no seu carro, no meio da estrada (o primeiro cego), e todos os que tiveram contacto com alguém vítima deste mal, também cegaram. Para impedir uma catástrofe, o governo decide os exilar num manicómio abandonado. No entanto, a força da epidemia não diminui com as atitudes tomadas pelo governo e depressa todos ficam cegos, com a exceção da mulher do médico, que, misteriosa e secretamente, não chega a perder a sua visão.
A partir do momento em que vão para o manicómio, toda a ação se desenrola a partir dos olhos da mulher do médico, a única a poder enxergar a miséria em que viviam e também a única a poder ajudar os cegos a tornar as suas vidas mais fáceis dentro do hospital. Ela vê -se obrigada a enfrentar todos os horrores que lhes são causados, presenciando visualmente todos os sentimentos que se desenrolam na obra: poder, obediência, ganância, carinho, desejo, vergonha e a existência de dominadores, dominados, subjugadores e subjugados.
No manicómio, os cegos sofrem as maiores atrocidades contra o ser humano, passando por dificuldades a todos os níveis, como por exemplo lutas entre grupos pela pouca comida disponibilizada, atos de violência e abuso sexual, mortes, etc.
Eis um exemplo mais específico: quando as mulheres são violadas. Cada dia que passa aparecem mais pessoas infetadas pela