eletroforese
A eletroforense de proteinas no soro é uma tecnica simples para separar as proteinas do soro. É o teste de triagem mais utilizado para investigação de anormalidade das proteínas séricas. Em condições normais, são separados cinco bandas do soro: albubina, alfa-1, alfa-2, beta e gamaglobulinas. Eventualmente, pode ser observada a presença da pré- albubina. O reconhecimento de paraproteínas, normalmente encontradas nas gamopatias benignas ou malignas é o uso diagnóstico mais importante para EFP. Quando alteradas, as bandas apresentam-se co padrões conhecidos para importantes patologias.
A banda da albumina é relativamente homogênea, porém as demais são compostas por uma mistura de diferentes proteínas.
Informações adicionais podem ser encontradas nos títulos referentes às diferentes proteínas que compãem as bandas identificadas pela elotroforense como:
Albubina: É a proteína mais abundante no plasma, respondendo por cerca de 60% da concentração total de proteínas. É sintetizada exclusivamente pelo figado, aparecendo primeiro no citoplasma dos hepatócitos como um precursor chamado pró-albumina. Possui um papel muito importante em dirversas funções do organismo, como o transporte de diferentes substâncias e em especial a manutenção da pressão oncótica.
Foram descritas mais de 20 variantes genéticas de albumina. O tipo mais comum é chamado albubina A. Essas albuminas variantes podem resultar em uma faixa de albumina larga na eletroforese de proteína de soroou podem dar origem a duas faixas distintas ( bisalbuminemia). Nenhuma dessas variantes foi ainda associada a manisfestações patológicas. Na rara sindrome de ausência congenita de albumina, os pacientes podem apresentar edema moderado, mas podem poupar as consequências hemodinamicas com a utilização de mecanismo compensatórios, como o aumentodas globulinas do plasma, que assumem algumas das funções da albumina. O problema bioquimico principal nesses pacientes é uma alteração no