Eletroerosão
Neste trabalho, o foco é a usinagem por eletroerosão por penetração e este capítulo abordará os procedimentos experimentais conduzidos no laboratório de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e serão abordados temas como: material da peça, material do eletrodo , máquina de eletroerosão, ferramentas, variáveis no processo e avaliação das estratégias utilizadadas .
3.1 Material das peças
Para a fabricação dos quatro moldes de aço 1020, dois moldes de êmbolos e dois moldes de lâmpadas, cada peça com estratégia diferente, Esse material encontrava-se em forma de blocos prismáticos com dimensões de 100 mm x 60 mm x 30 mm.
3.1.2 Eletrodo-ferramenta
Os eletrodos-ferramenta, utilizados nos experimentos, são de cobre eletrolítico e foram usinados no formato das peças a se obter com suas dimensões já estipulada anteriormente nas figuras dois e cinco , apresentando cantos vivos no caso do embolo e sem rebarbas, num total de quatro peças.
3.2 Máquina de eletroerosão
A máquina de eletroerosão por penetração é fabricada pela empresa Engemaq. Essa máquina possui cabeçote porta-eletrodo-ferramenta com movimento no eixo Z através de guias lineares e fuso de esferas recirculantes, acionado por motor de passo e capacidade para eletrodos-ferramenta de até 60 kg. A programação da operação é feita no painel por meio de microprocessador, controlado pelo teclado de membrana que possui teclas individuais, display de cristal líquido e display de parâmetros para visualização. As mesas são apoiadas por meio de rolamentos lineares sobre guias temperadas e retificadas para garantir durabilidade e precisão dos movimentos e posicionamentos. A bandeja de trabalho, também denominada de cuba, tem abertura lateral e frontal. A figura 1 mostra a máquina de eletro erosão por penetração
[pic]
Fig. 1 - Máquina de eletroerosão
O