Tga abordagem contigencial
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 4º MÓDULO
ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO:
Variáveis Ambientais Externas
SÃO PAULO
2012
s
ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO:
Variáveis Ambientais Externas
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção, da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, como requisito para aproveitamento no componente curricular de Teoria Geral da Administração..
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO 4
2. TEORIA DA CONTINGÊNCIA 6
3. PESQUISA DE CHANDLER 7
4. PESQUISA DE BURNS E STALKER 9
5. PESQUISA DE LAWRENCE E LORSCH 10
6. PESQUISA DE JOAN WOODWARD 11
7. AMBIENTE 12
7.1. Tipologia de Ambientes 13
8. TECNOLOGIA 14
8.1. Tipologia de Tecnologias 15
8.2. Impacto da Tecnologia 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
INTRODUÇÃO
A Teoria da Contingência enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da Administração, é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias, pois além de considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. A abordagem contingencial mesmo tendo analisado outras escolas como a Teoria Clássica ou a Teoria de Sistemas, aceitou suas premissas básicas, mas adaptou-as a outros termos, pois, nela nada é absoluto ou universalmente aplicável. Tudo é composto de variáveis sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnológicas, econômicas; enfim diferem em diferentes graus de variação.
De todas as teorias a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora, colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e