Eletroerosao
Introdução
O processo de Usinagem por Descargas Elétricas é muito utilizado na usinagem de materiais de elevada dureza, além de permitir a confecção de geometrias bem complexas e de dimensões diminutas.
A usinagem por descargas elétricas, ou EDM (Electrical Discharge Machining), ou, como é conhecida ainda na indústria, usinagem por eletroerosão, é um processo indicado na usinagem de formas complexas em materiais condutores elétricos, especialmente aqueles de alta dureza, difíceis de serem usinados por processos tradicionais.
Suas maiores aplicações são: fabricação de matrizes para estampagem, forjamento, fieiras para trefilação, extrusão, moldes de plástico, enfim, para o setor de ferramentaria em geral.
O processo de Eletroerosão seja a Fio seja de Penetração, é largamente utilizado na indústria fabricante de ferramentas, principalmente por permitir usinagem após o processo de tempera, o que, em outros processos convencionais de usinagem, não é comumente possível. Apesar das inegáveis vantagens deste processo, pelas suas características, ele introduz defeitos na superfície de ferramentas, que, se não forem reduzidas ou mesmo eliminadas, contribuirão para a sua falha prematura.
A Eletroerosão, ou usinagem por descargas elétricas, ou ainda EDM (Electrical Discharge Machining), é um processo indicado na usinagem de formas complexas em materiais condutores elétricos, especialmente aqueles de alta dureza, e de dimensões diminutas, difíceis de serem usinados por processos tradicionais de usinagem.
Aplicando-se uma diferença de potencial (em corrente contínua) entre duas placas condutoras de eletricidade, chamadas de eletrodo e peça, separadas por uma pequena distância (de 0,012mm a 0,050mm) denominada GAP, ocorrem descargas elétricas entre elas. Na verdade, neste espaço entre a peça e o