21300252291

691 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

QUÍMICA ORGÂNICA

MANAUS – AM
SETEMBRO DE 2009.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

AUDREY DE SOUZA CAMPOS
DARLAN DIEGO SILVA
DARCIZET MESQUITA NUNES
DANIEL SILVA DA FONSECA
ELIZANGELA MATIAS DA SILVA

FAN 01S1

QUÍMICA ORGÂNICA

Estudo e síntese sobre Ácido acetilsalicílico (ASPIRINA) como parte de obtenção de nota, sugerido pela profª Rebecca Freire.

MANAUS – AM
SETEMBRO DE 2009

SUMARIO

1 –

1- INTRODUÇÃO

Nesta fase II sobre a sintese e purificação da Aspirina, mostraremos passo-a-passo do processo da fabricação de um medicamento muito comum no nosso cotidiano, o ácido acetilsalicílico (Aspirina). Mostraremos com detalhes todo o cuidado e a exaustiva tentativa para que a sulução fique realmente pura, e apta a serem eficazes nos tratamentos médicos.

2 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. Milhares de toneladas de AAS são produzidas anualmente,. somente nos Estados Unidos. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiinflamatório. Tem sido empregado também na prevenção de problemas cardiovasculares, devido à sua ação vasodilatadora. Um comprimido de aspirina é composto de aproximadamente 0,32 g de ácido acetilsalicílico. A síntese da Aspirina é possível através de uma

Relacionados