Eletrização por atrito
ATRITO
INTRODUÇÃO
❖ O processo pelo qual um corpo adquire carga elétrica é conhecido como eletrização. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E, quando um corpo perde elétrons o número de prótons é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado. Eletrização por Atrito
• Foi o primeiro de que se tem conhecimento.
• Foi descoberto por volta do século VI a.C. pelo matemático grego Tales de
Mileto, que concluiu que o atrito entre certos materiais era capaz de atrair pequenos pedaços de palha e penas.
• Quando há eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas de módulo igual, porém com sinais opostos.
DIA A DIA
● Ao pentear os fios de cabelos o pente seco se eletriza com cargas de mesmo sinal e neste caso os mesmos se repelem. Por isto seus cabelos ficam em pé!
DIA A DIA
• Ao tirarmos uma roupa de naylon ou de lã, o atrito com o corpo provoca a eletrização do tecido, e, se estivermos no escuro, ocorrerão pequenos estalos. Isso se deve às pequenas faíscas que surgem entre o corpo e a roupa, provocadas pelo escoamento de cargas elétricas.
• Caminhando sobre um tapete de lã, você também pode ficar “eletrizado” devido ao atrito de seus sapatos com o tapete.
ELEMENTOS POSITIVOS
Série Triboelétrica
ELEMENTOS NEGATIVOS
ELEMENTOS NEUTROS
Poucos são os materiais que não tendem a fornecer ou receber elétrons quando postos em íntimo contato (ato de atritar) com outros materiais.
Exercícios
(PUC) Os corpos eletrizados por atrito, contato e indução ficam carregados respectivamente com cargas de sinais: a) iguais, iguais e iguais; b) iguais, iguais e contrários; c) contrários, contrários e iguais; d) contrários, iguais e iguais; e) contrários, iguais e contrários.
Letra: E
Exercícios
Marque a alternativa que melhor representa os processos pelos quais um
corpo