ELETRIZAÇÃO POR ATRITO
Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado “negativamente” , pois o número de elétrons do corpo é maior do que o número de prótons no mesmo. E quando um perde elétrons o número de prótons é maior que o de elétrons , então , dizemos que o corpo “positivamente” eletrizado. Se atritarmos um pedaço de lã com um bastão de vidro , os dois corpos antes neutros , agora apresentam propriedades elétricas , dizemos então que os corpos foram eletrizados por atrito.
Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas , como por exemplo , o pedaço de lã ficou com cargas negativas e o bastão de vidro ficou com cargas positivas. Na eletrização temos apenas a “transferência de elétrons”. Eles estão girando ao redor do núcleo dos átomos e por isso , dependendo do material , tem facilidade para escoar de um corpo para outro.
92773557150 Um bom exemplo que envolve a eletrização por atrito ocorre quando durante uma viagem em um dia muito seco , um carro fica eletrizado pelo atrito com o ar. As varias partículas de poeira , sujeira e os gases que formam o ar são atritados com a lataria do carro fazendo com que aconteça uma transferência de elétrons de um corpo para o outro. O carro fica eletrizado , pois adquire cargas elétricas ao ser atritado.
Logo , ao sair do carro , um passageiro que tocar a lataria pode levar um