Raciocínio Empirico
1) Sobre a eletricidade, o que você sabe sobre o processo de eletrização de um corpo. Quais são ele?
R: O Processo de desenvolvimento de cargas elétricas estáticas em determinado meio, chamado eletrização, é um fenômeno muitas vezes proveniente da natureza, mas também existem diversas causas. E muitas vezes esses fenômenos passam despercebidos por nós. Esse fenômeno consiste na transferência de cargas elétricas entre corpos, e essa transferência por ocorrer através de três processos, sendo eles: por atrito; por contato e por indução.
Eletrização por atrito
Quando dois corpos inicialmente neutros são esfregados um ao outro existe uma retirada de elétrons, fazendo com que o corpo atritado adquira sinais opostos. Isso é determinada por uma tabela chamada de série triboelétrica.
É muito simples entender o funcionamento da série triboelétrica. Se atritarmos uma lã com celulóide, a lã ficará carregada positivamente, enquanto que o celulóide ficará carregado negativamente. Isso nos explica o seguinte, durante o atrito a lã perde eletrons e o celulóide ganhou eletrons.
Eletrização por contato
Ocorre quando se tem um corpo inicialmente neutro e outro eletrizado, ao colocar o corpo carregado próximo ao neutro existe uma troca de elétrons deixando assim o corpo que estava neutro também eletrizado. Essa transferência irá acontecer com um tempo muito rápido até que ambos fiquem com o mesmo potencial elétrico.
1
Eletrização por indução
Um corpo é eletrizado apenas pela aproximação de outro corpo previamente eletrizado, todavia, para que esta eletrização se mantenha é necessário de utilizar de um simples artifício, sem o qual o corpo volta ao seu estado anterior. Na eletrização por indução, o corpo induzido sempre se eletriza com carga de sinal contrário à do corpo indutor. Indução eletrostática corresponde à separação das cargas negativas e positivas de um condutor neutro, devido à aproximação de um corpo eletrizado.
Ainda temos