Conhecimento Empírico vs Conhecimento Científico
VS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ÁREA DE INTEGRAÇÃO
12º CURSO PROFI SSI ONAL TÉCNI CO DE MULTI MÉDIA
INTRODUÇÃO
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a antiguidade até os dias de hoje, um lavrador, sem ter acesso a outros conhecimentos, sabe o momento exacto da época da colheita, do tipo de solo adequado para diferentes culturas. Todos são exemplos do conhecimento que é acumulado pelo homem, na sua interacção com a natureza, face à experiência do mesmo.
O conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: o sujeito cognoscente (que conhece) o objecto (conhecido) e a imagem. O sujeito é quem irá deter o conhecimento o objecto é aquilo que será conhecido, e a imagem é a interpretação do objecto pelo sujeito. Neste momento, o sujeito apropria-se, de certo modo do objecto. “O conhecimento apresenta-se como uma transferência das propriedades do objecto para o sujeito” (metodologia científica).
INTRODUÇÃO
O conhecimento tem o poder de transformar a opacidade da realidade em caminho iluminada, de tal forma que nos permite agir com certeza, segurança e precisão, com menos riscos e menos perigos.
Mas a realidade não deixa-se revelar facilmente, ela é constituída por numerosos níveis e estruturas, de um só objecto podemos obter conhecimento da realidade em diversos níveis distintos. Pode-se considerá-lo no seu aspecto eterno e aparente e dizer uma série de coisas que o bom senso dita ou a experiência quotidiana ensinou; pode-se, também, estudá-lo com espírito mais sério, investigando experimentalmente as relações existentes entre certos órgãos e as suas funções; pode-se, ainda, questioná-lo quanto à sua origem, à sua realidade e quanto ao seu destino e, finalmente, investigar o que dele foi dito por Deus através dos profetas e do seu Enviado, Jesus Cristo.
Por outras palavras, a realidade é tão complexa que o homem,