eletrização por atrito
Trabalho
De
Física
Escola Estadual Pindorama
Trabalho referente á matéria de física ministrado pela respectiva professora Lidiane Araújo, com intenção de avaliação
Alunas: Adlla Kamilla Gomes Ribeiro (Cpf: / Rg:)
Julia Cristina e Silva Matos (Cpf: 2475521-4 / Rg: 059.019.031-88)
Introduçâo
Certos fenômenos luminosos podem ser estudados sem que se conheça previamente a natureza da luz. Bastam, por tanto, a noção de raio de luz, alguns princípios fundamentais e considerações de geometria. Foi realizado em sala um experimento sobre optica geométrica, utilizando uma garrafa peti com agua, e um laiser de cor vermelha.
Òptica Geométrica
Os fenômenos da Òptica Geométrica podem ser descritos com a simples noção de raio de luz. Um conjunto de raios constitui um feixe de luz. Este pode ser, convergente , divergente e paralelo.
Os corpos que transmitem a luz que produz, são chamados de luminosos. É o caso do sol, das velas acesas e das lâmpadas,. Se o corpo reenvia ao espço a luz que recebe de outros corpos, são chamados de corpos iluminados, como a lua, das paredes das roupas.
Corpos luminosos são ditos como fonte de luz primaria e corpos iluminados são ditos como fonte de luz segundaria.
Fontes de luzes podem ser: Monocromática (de uma só cor), policromática (que resulta a superposição de cores diferentes), sua velocidade de propagação no vácuo é sempra a mesma e aproximadamente 30 km/s.
Fenômenos Òpticos
Reflexão regulares: Quando o feixe de luz paralelo a, incide sobre uma superfície plana e retorna ao meio sem perder seu paralelismo.
Reflexão difusa: Quando um feixe de luz paralelo, incide sobre uma superfície plana e retorna perdendo todo o paralelismo e mudando de direção. Tudo isso graças a irregularidade da superfície.
Absorção da luz: Quando um feixe de luz incendido na superfície não retorna ao meio, e nem passa pelo segundo meio sendo