eletricidade
Características das casas sustentáveis
- Uso de sistemas elétrico e hidráulico que possibilitam a economia e uso racional de água e energia elétrica. Estes sistemas também são feitos para evitar ao máximo e desperdício.
- Uso de madeiras certificadas, ou seja, com origem legal.
- Instalação de sistema de aquecimento solar.
- Projeto que privilegia ao máximo a iluminação natural (do sol) para possibilitar a economia de luz elétrica em lâmpadas.
- Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente. Desta forma, a construção das casas sustentáveis não devem gerar poluição do ar e da água, desmatamento e contaminação do solo.
- Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno.
Importância e benefícios
As casas sustentáveis são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável.
Custo
O custo de uma casa sustentável é praticamente igual ao de uma casa construída pelos métodos tradicionais. Alguns sistemas podem trazer um custo inicial mais alto, porém, a médio prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.
Como sabemos, a ABNT NBR 5410 é a norma geral de instalações elétricas de baixa tensão, enquanto a ABNT NBR 15920 trata do dimensionamento econômico de condutores elétricos e visa a escolha de seções nominais de cabos que levem à otimização energética da instalação (redução de perdas).
O desenvolvimento dos requisitos para residências sustentáveis teve início em 2011 a partir da crescente demanda do