eletricidade
Existem dois tipos de cargas eletricas: positivas e negativas. As cargas eletricas de mesmo sinal se repelem e as de cargas diferentes se atrem.
2) porque um corpo se eletriza:
Um corpo normal, nao eletrizado, possui um número de prótons iguais aos de elétrons. Se esse corpo perder eletrons, estará com excesso de prótons, isto é, apresentar-se-á eletrizado positivamente. Se receber elétrons, possuirá um excesso destas partícuas e estará eletrizado negativamente.
3) Condutores e isolantes:
Quando vários átomos se reúnem para formar certos sólido, como por exemplo, os metais. Os elétrons das órbitas mais externas não permanecem ligadas aos respectivos átomos, adquirindo liberdade de se movimentar no interior do sólido. Estes elétrons são chamados de elétrons livres.
Resumindo: Os sólidos tem elétrons livres em seu interior, permitindo o deslocamento de carga elétrica através dele, sendo por este motivo denominado condutores de eletricidade.
A porcelana, borracha, vidro, plástico, papel e madeira são exemplos de isolantes térmicos pois não possuem elétrons livres para ocorrer um deslocamento de carga elétrica.
4) Eletrização por atrito:
Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, há passagem de elétrons de uma para a outra, eletrizando-se ngativamente ( a que recebeu elétrons) e a outra positivamente ( a que perdeu elétrons). Por exemplo quando um bastão de vidro é atritado com uma flanela, o bastão adquire a carga positiva e o tecido a negativa.
* Eletrização por contato:
Se um corpo for colocado em contato com um corpo inicialmente neutro, haverá transferencia de elétrons entre eles, de modo que o neutra acaba por adquirir carga de mesmo sinal que o eletrizado.
* Eletrização por indução:
Ao aproximarmos um corpo eletrizado positivamente de um condutor neutro, os elétrons livres são atraídos, concentrando-se na região voltada para o corpo eletrizado. Em consequência, a região oposta fica eletrizada