Eletricidade
UTILIZANDO O CRITÉRIO DE ROGERS NA ANÁLISE DE GASES
DISSOLVIDOS EM ÓLEO ISOLANTE
JOÃO LUIS REIS E SILVA (1)
resumo
O critério de Rogers é uma metodologia científica aplicada na análise de gases dissolvidos em óleo isolante. Esta metodologia é utilizada como ferramenta preditiva para a obtenção de diagnósticos de falhas incipientes e potenciais em transformadores. Este critério fundamenta-se na análise de correlação de gases dissolvidos presentes no óleo isolante utilizado no transformador.
A aplicação do critério de Rogers permite que as equipes de manutenção e operação possam tomar decisões preventivas, evitando-se assim, a operação e manutenção em transformadores sob situações de risco.
1.
INTRODUÇÃO
O transformador é um dos mais importantes equipamentos de um sistema elétrico e suas aplicações abrangem desde concessionárias de energia, indústrias, hospitais a pequenos consumidores. Devido a esta importância o seu perfeito funcionamento é vital para a garantia da operação de um sistema elétrico.
Problemas advindos de um transformador podem causar interrupções no fornecimento de energia e, conseqüentemente, grandes perdas produtivas para os diversos setores da economia.
As técnicas de manutenção comumente utilizadas para a identificação de falhas incipientes e potenciais em transformadores são, na maioria das vezes, difíceis de se aplicar. Isto decorre principalmente da grande variedade de transformadores com potência, utilização e características operacionais diferentes. Um outro fator que dificulta a manutenção deve-se a impossibilidade de se fazer desligamentos periódicos para as intervenções.
(1) – Engenheiro Eletricista (UFMG), Pós-Graduando em Manutenção em
Sistemas Industriais (CEFET-MG), Coordenador de Manutenção da Cia. Mineira de Metais, Grupo Votorantim.
O advento de novas tecnologias de manutenção possibilitou o aparecimento de novos métodos para a detecção e