Eletricidade
Trabalho
de
Eletricidade
Prof.: Deni
Belo Horizonte, 24 de outubro de 2012.
1) Faça um breve relato sobre SPDA.
SPDA (sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), ou seja, um para-raios é um sistema que tem como objetivo encaminhar a energia do raio da forma mais segura existente até o ponto de aterramento. 2) Para que serve um sistema de aterramentos?
* Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. * “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra. * Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, através da corrente desviada para a terra.
3) Quais os valores aceitáveis de resistência de terra?
De acordo com as normas da ABNT são: * Entre 0 e 5 ohms - Excelente * Entre 6 e 15 ohms – Ótimo * Entre 16 e 30 ohm – Aceito * Maior que 30 ohms – condições ineficientes 4) Quais os tipos de eletrodos utilizados para se construir uma malha de terra?
Nas Alvenarias ele é constituído por uma fita de aço ou barra de aço de construções, mergulhada no concreto dos alicerces, formando um anel em todo diâmetro da estrutura.
5) Quais são os processos utilizados no tratamento do solo para fins de aterramento?
Hoje em dia temos um tratamento com produto químico a base de formação de gel no solo. O gel é constituído de sais junto com a água. 6) Cite alguns solos de baixa RT.
Eutrófico arênico, Vertissolo Ebânico, Planossolo Háplico.
7) Como varia a resistência de terra com a profundidade?
As camadas mais próximas ao eletrodo de aterramento são as menores, em termos de área, o que produz um maior grau de resistência. Cada camada subseqüente em uma área um pouco maior, produzindo menor resistência. Finalmente, é atingido um ponto em que as camadas apresentam