Eletricidade
• O que é eletricidade? Eletricidade é a parte da física que se ocupa do estudo dos fenômenos compreendidos na eletrostática, na eletrocinética e no eletromagnetismo. Essa energia pode dar lugar outros tipos de fenômenos, como: caloríficos, mecânicos, luminosos, entre outros.
• De onde surgiu esse termo? O nome “eletricidade” e o termo “elétron” vêm do vocábulo grego êlektron (âmbar), devido ao conhecimento que havia desde a Antiguidade, observado, entre outros, por Tales de Mileto, do fenômeno da atração eletrostática de corpos ligeiros provocada por uma vareta de âmbar previamente friccionada (eletrificação por fricção). Tales de Mileto foi um filósofo e matemático que observou, por volta do século VI a.C, comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar. Ao atritar essa resina com tecido e/ou pele de animal, Tales percebeu que daquele processo surgia uma importante propriedade: o âmbar adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha e/ou pequenas penas de aves.
Conceitos básicos da Eletricidade
• Energia e tensão elétrica:
Energia: capacidade de um sistema de realizar trabalho.
Tensão elétrica: diferença de potencial entre dois pontos.
Unidade: volt, símbolo V.
• Corrente Elétrica: É o resultado da aplicação de uma tensão entre dois pontos, continuamente ou durante certo tempo.
Unidade: ampére, símbolo A.
• Corrente Contínua e Alternada:
Corrente contínua é constante com o tempo (pilhas, acumuladores,circuitos eletrônicos e outros).
Corrente alternada é aquela que varia com o tempo, geralmente de forma senoidal, repetindo 60 ciclos/s ou 60 Hz (motores, geradores, transformadores, retificadores, instalações elétricas industriais e prediais.
• Potência e Energia Elétrica: Potência é o trabalho realizado em um determinado tempo. Potência de 1 watt desenvolvida quando se realiza o trabalho de um joule, em cada segundo, contínua e uniformemente.
Unidade de potência: watt, símbolo W.