PLANEJAMENTO E PROJETO AMBIENTAL
TROCA DE UM TANQUE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL SUBTERRÂNEO
1. O Projeto
Os tanques subterrâneos do posto de combustível em estudo, é construído em Aço Carbono, não possui revestimento, ou seja, sem proteção contra corrosão. Assim, o posto possui vazamentos subterrâneos devido à corrosão nos tanques de aço carbono enterrados, que tem como meio corrosivo a atmosfera, água, solo e produtos químicos. O vazamento do combustível ocasiona a contaminação do solo, alterando a qualidade das águas dos aqüíferos, o vapor da gasolina pode causar explosões e incêndios em construções subterrâneas vizinhas ao vazamento.
Por este motivo o tanque deve ser substituído por outro mais seguro, decorrente das novas exigências estabelecidas pela Resolução Nº 273 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 2000) tornando-se obrigatória essa conduta para essas instalações, sendo uma condicionante, para que obtenham a licença ambiental de funcionamento. Portanto, é indicado a troca por tanques modernos que são de parede dupla jaquetados, também conhecidos como “tanques ecológicos”, e devem apresentar as seguintes características:
- um tanque primário fabricado em chapa de aço-carbono, produzido em conformidade com a norma NBR 13.312 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- um tanque secundário revestido em sua totalidade com resina termofixa reforçada com 15 fibra de vidro, produzido em conformidade com a norma NBR 13.785 da ABNT;
- interstício formado pelo espaço anular entre o tanque de aço-carbono e o de resina termofixa, que serve de contenção secundária e permite a medição contínua da estanqueidade; - boca de visita, que possibilita a inspeção interna do equipamento.
A gestão ambiental sugerida para a empresa é composta de ações relativas à segurança, proteção do meio ambiente e saúde dos empregados, abrangendo a seguintes implantações:
• treinamentos com frentistas e gerentes, para torná-los capazes de