Eletricidade optica
RESOLUÇÃO: Pela relação
[pic]A
Então I = 7,27A
b) qual o valor da resistência elétrica do resistor?
RESOLUÇÃO: Uma vez que já calculamos o valor de I, é possível obter o valor de R diretamente da relação:
[pic].
No entanto, é mais elegante e correto, deduzir uma expressão equivalente que use os dados originais. Em cálculos computacionais isso é particularmente desejável para minimizar eventuais erros de arredondamento, cujo tratamento o aluno verá na disciplina de Métodos Numéricos ou equivalente. Assim sendo, podemos juntar a relação acima com a que usamos no item (a), obtendo:
[pic]
Note que o resultado é o mesmo se tivéssemos efetuado o primeiro cálculo com o valor completo da corrente, que é 7,2727272727...A (uma dízima periódica). Usando o resultado com apenas duas casas decimais, os resultados diferiram de um pequeno erro de arredondamento.
Então R = 15,125 Ω ou R = 15,13 Ω se considerarmos um arredondamento até duas casas decimais.
c) qual deve ser o valor da resistência elétrica do resistor para que ele tenha a mesma potência e seja ligado na tensão 220 V?
RESOLUÇÃO: Aqui vale a pena usarmos a relação obtida no item (c). Assim:
[pic]
Então R = 60,5 Ω
2. Uma corrente elétrica de 0,500A flui num resistor de 10Ω. Qual ddp, ou tensão elétrica entre as extremidades do resistor, em volts?
RESOLUÇÃO: Pela relação
[pic]V
Então U = 5,00 V
3. Os resistores R1, R2 e R3 estão associados como indica a figura ao lado. Sabendo que R1 = 2,0 Ω, R2 = 2,0 Ω, e R3 = 4,0 Ω, Calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B em ohms.
RESOLUÇÃO: A associação dos resistores R1 e R2 é em série, ficando o circuito equivalente como mostrado na figura abaixo, logo:
[pic] Ω
Agora a associação que