eletrica
Acontece um conjunto de processos químicos e físicos que originam pequenas e grandes fraturas nas rochas, provenientes do intemperismo de cada região. O qual facilita a infiltração de água e organismos vivos em meio a essas rochas, que acabam transformando ao longo do tempo, rochas maciças, em partes e partículas cada vez menores que acabam por formar o solo. Os fatores que controlam sua formação: Natureza da rocha matriz / Clima /Agente intempérico de transporte / Topografia da região / Processos orgânicos.
2) Discuta a composição do solo no contexto da construção civil, apontando a significância da presença ou ausência de componentes notáveis.
Para a área de construção civil, o solo recebe nomenclaturas diferentes de acordo com a camada que se encontra. São elas: Camada superficial, solo residual, solo de alteração de rocha e rocha. Cada camada tem suas especificações e particularidades.
O solo superior fica com os grãos mais grosseiros como areia e humus em quantidades variáveis. Logo abaixo dele há uma acumulação dos materiais lixiviados da primeira camada e um aumento do teor de argila. E ainda, abaixo desse já o permite o reconhecimento do material de origem e geralmente apresenta manchas de descoloração.
Ar, água, matéria orgânica e minerais são as principais partes da composição do solo, os quais farão total diferença em uma construção civil pois grande parte das obras esta em contato com o solo ou depende dele. Estudar o solo é saber se uma fundação está adequada a um dado solo argiloso qua há uma maior plasticidade, ou se a construção de uma estrada está numa encosta de uma região de muitas chuvas e pouca vegetação (muita permeabilidade e risco de deslizamento).
3) Descreva a natureza da estrutura dos minerais de argila e explique sua importância na engenharia como constituintes do solo.
Esta classe mineral compreende os principais