desenvolvimento motor
Ralciney Márcio Carvalho Barbosa Ronnisson Luís Carvalho Barbosa
1.COMPREENDENDO OS PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Introdução
O desenvolvimento é um termo amplo que se refere a todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas (BENDA, 1999). O desenvolvimento constitui-se de domínios cognitivos, afetivos, sociais e motores que agem de forma integrada no comportamento. A especificidade de um domínio, no entanto, pode ser constatada, dependendo da intenção do indivíduo e do contexto em que ele age, havendo então uma predominância de um desses domínios sobre os demais (TANI et al., 1988).
Segundo Corbin (1980), existem alguns princípios que caracterizam o desenvolvimento, sendo eles:
Princípio da Continuidade: O desenvolvimento se inicia antes do nascimento e prossegue até a morte. Para o comportamento motor este é um princípio fundamental, na medida em que na interação com o ambiente surgem inúmeras situações as quais levam o organismo a uma constante mudança.
Princípio da Totalidade: O desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos simultaneamente, quais sejam: afetivo, cognitivo, motor, social, dentre outros.
Princípio da Especificidade: Apesar de ser global desenvolvendo todos os aspectos (afetivo, cognitivo, motor, social), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.
Princípio da Progressividade: Refere-se ao fato de que as mudanças não são apenas contínuas, mas são também organizadas de maneira progressiva. O desenvolvimento não ocorre de forma linear. É um processo que pode ocorrer de forma gradativa ou em saltos em direção à complexidade crescente.
Princípio da Individualidade: O desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências vivenciadas. Muito se discute e se tem produzido sobre o desenvolvimento humano