eletrica
Conhecer é o primeiro passo pra usar bem.
Embreagem é o sistema que acopla e desacopla o motor da transmissão (câmbio). O giro do motor chega até as rodas, passando por diversos sistemas. Transmissão, eixos e finalmente as rodas.
Para que a potência do motor chegue nas rodas controlada pelo condutor, este tem que acionar o sistema de embreagem nos veículos que usam TRANSMISSÃO MECÂNICA (os que podem trocar as marchas). Este componente é acionado pelo pedal esquerdo, mas já foi acionado por alavancas nos primeiros carros que adotaram este sistema. Na maioria dos automóveis, o pedal esta ligado a um cabo de aço e este está ligado ao sistema de acionamento do conjunto da embreagem.
O sistema de embreagem em si, fica alojado em um compartimento entre o motor e a caixa de marchas, chamado normalmente de capa seca, ou caixa seca e há quem chame até de cabeça de porco... Esta parte é composta de garfo de acionamento, rolamento, platô e disco.
Todo este conjunto está fixado no volante do motor, peça que tem mais 2 funções: ser um componente que ajuda a estabilizar o giro do motor, (devido ao seu peso) e também para que o motor de partida acione o motor do carro, através da cremalheira, uma engrenagem que está ao redor dele.
Ao pisar no pedal da embreagem, aciona-se o garfo (alavanca) que empurrará o rolamento contra o platô, e assim liberar o disco que está prensado entre o volante e o platô. Neste momento o motor gira mas não passa mais o giro para o cambio. O rolamento é necessário porque o motor está girando.
Para que possamos engrenar ou trocar uma marcha, é necessário que o giro do cambio seja diminuído ao máximo para que as engrenagens se sincronizem, caso contrário ouvimos aquele ruído característico de arranhado. Isto porque, por exemplo, se estamos na segunda marcha, a terceira estará girando em outra velocidade menor. Na transição das marchas, as engrenagens precisam rodar na mesma velocidade.
Então ao acionarmos a embreagem o cambio se