Plano de Estudo
O sistema circulatório é constituído por: coração e vasos sanguíneos. Sua função é levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e deles trazer seus produtos, os quais serão eliminados. É formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue, e por um órgão central, o coração, que atua como uma bomba que aspira e ejeta o sangue.
As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Distribuem-se por praticamente todo o corpo, iniciando por grandes troncos que vão se ramificando progressivamente.
As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue.
Os capilares são vasos microscópicos, cujas paredes são uma simples camada de células. São responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O coração, localizado no mediastino (porção mediana do tórax entre as cavidades pulmonares) é um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora, formada por músculo estriado cardíaco.
A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras: duas superiores, o átrio direito e o átrio esquerdo e duas inferiores, o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo.
Ao átrio direito, através da veia cava inferior e superior chega o sangue venoso do corpo. O trajeto ventrículo esquerdo, aorta, artérias de calibres progressivamente menores, capilares, veias de calibres progressivamente maiores, veia cava superior e inferior e átrio direito, recebem o nome de circulação sistêmica. O trajeto ventrículo direito, tronco pulmonar, artérias pulmonares direita e esquerda, capilares pulmonares, veias pulmonares e átrio esquerdo, é chamado de circulação pulmonar, onde ocorrerá a troca gasosa, com CO2 sendo liberado o meio ambiente e com O2 sendo absorvido do meio ambiente para os capilares pulmonares.
Referências
DI DIO, L. J.