relatorioa
O Alcaçuz Nacional é um arbusto pequeno, ereto, de 3 metros de altura,
Apresentado a casca brancacenta e ramos asticulados e pubescentes. As folhas são compostas de três folíolos quase sésseis, oblongos ou lanceolados, rígidos, glabros na página superior e saliente-nervados na inferior, mais ou menos agudos de 9 centímetros de comprimento.
Seu nome científico Glycyrrhiza glabra L., o termo glicirriza é de origem grega e significa raiz doce, que era utilizada edulcorante em bebidas, como expectorante e tratamento de úlcera.
No alcaçuz contem a saponina é predominantemente é a glicirriza ( ácido glicirrízico). Essa saponina apresenta sabor cerca de 50 vezes maior que a sacarose, que ao sofrer hidrolise não possui sabor doce.
O alcaçuz possui atividade de ação inflamatória, e , outra atividade é o efeito cicatrizante de ulcera.
Objetivo
Utilizar métodos de extração a frio e a quente para obtenção de extratos vegetais.
Métodos de Extração
Maceração
A maceração é uma operação em que se utiliza um solvente apropriado em contacto prolongado e a frio com o materiala dissolver.
A maceração permite a obtenção de produtos aromáticos e essências vegetais a partir de partes de plantas, principalmente flores, por extração com óleos, gorduras ou solventes.
A maceração termina com uma filtração por compressão - expressão, seguida de uma filtração por gravidade.
Percolação
É a extração exaustiva do princípio ativo. No processo, a droga vegetal moida é colocada em recipiente cônico ou cilíndrico de vidro ou metal, através do qual é feito passar o líquido extrator.
Extração em aparelho de Soxhlet
Utilizado para extração de substancias, com solventes voláteis. Onde o método possibilita uma extração eficiente, mesmo com uma quantidade reduzida.