Eletrica divisão de circuitos
R – A atmosfera é uma meio corrosivo, pois possui fatores que influenciam nestes acontecimentos como a poeira, os gases e a umidade relativa do ar, sendo de importância a liberação de SO2, que resulta das queimadas de carvão, óleo e gasolina que contem enxofre e quando oxida forma SO3 e em contato com a umidade do ar forma H2SO4 ( acido sulfúrico), o que torna a atmosfera muito agressiva. Em uma atmosfera natural onde a umidade relativa é inferior a 60%, a corrosão é praticamente nula, no entanto em uma ambiente industrial onde existe a liberação constante de SO2 o ambiente é bem mais corrosivo e por fim na atmosfera marinha ocorre a ação da corrosão de forma mais enérgica pois a água do mar contem elevadas concentrações de sais e funcionam como eletrólito forte, ocasionando um processo rápido de corrosão.
2 – Quais são os agentes oxidantes presentes nas águas naturais e no solo?
R - Águas naturais - gases dissolvidos, PH, temperatura, velocidade, circulação e bactérias. Solo – PH, acidez, potencial redox, aeração e umidade.
3 – Quando o aço sofre corrosão atmosférica, quais são as reações anódicas e catódicas que ocorrem?
R – Reação anódica – o metal esta ganhando elétrons Reação Catódica – a substância esta doando elétrons.
4 – Explique e exemplifique a corrosão galvânica demonstrando as reações anódicas e catódicas
R – Dois eletrodos de matérias diferentes são imersos em um eletrólito e são eletricamente ligados entre si, portanto no anodo ocorre uma reação de oxidação do material e no catodo uma reação de redução.
Catodo – O2+ 4e+ 2H2O – 4OH-
Anodo – 2Fe – 2 Fe++ + 4e
5 - Explique porque o alumínio, embora tenha potencial de oxidação maior que o ferro, é mais resistente à corrosão atmosférica?
R – Porque esse material sofre corrosão química muito lenta, esta estabilidade deve-se a