Amor pela leitura
Uma teoria da personalidade tem por objectivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que (1) a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e (2) novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas. 1. Estrutura da personalidade: Como a personalidade é estruturada e pode ser estudada? Quais são suas unidades básicas? 2. Processos da personalidade: Quais são e como funcionam os aspectos dinâmicos da personalidade? 3. Crescimento e desenvolvimento da personalidade: Como a personalidade se desenvolve para formar a pessoa que somos hoje? 4. Psicopatologia e modificação comportamental: Como as pessoas podem se modificar e porque algumas pessoas têm mais dificuldades?
O presente artigo apresenta e discute os elementos característicos comuns a todas as diferentes teorias da personalidade, apresentando no final uma lista das diferentes teorias, com ligações para os artigos correspondentes.
2. Desenvolvimento
2.1. A Estrutura da Personalidade do Ponto de Vista Freudiano
A psicologia é a ciência que tem por finalidade estudar o comportamento humano, estudar os fenômenos mentais, as estruturas e o desenvolvimento da mente humana em seus diversos aspectos, tais como: consciência, vontade, linguagem, emoções, imaginação, memória. Busca, a partir da observação de fatos psíquicos, determinar a causa de tais fatos. Dentro das subdivisões dessa ciência, a estrutura da personalidade é um dos ramos que o médico Freud propôs em sua teoria psicanalítica.
A psicanálise teve Sigmund Freud como seu precursor. Ele tentou ordenar em três