Psicologia da educação
Curso: Pedagogia 2° B
Professor: Luís Fernando
Aluna: Michelle Albani Silvestre
Psicologia da Educação: História e Análise
Os períodos da história da Educação:
Período Primitivo
Tudo se inicia pela evolução do homem:
-------------------------------------------------
Australopithecus Pitecanthropus Homem de Neanderthal Homo Sapiens
A educação do homem nesta fase torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para transmitir o desenvolvimento de sua cultura.
A Revolução Neolítica é também uma Revolução Educativa e/ou Revolução Cultural.
Nascem às civilizações agrícolas, cultivam, aperfeiçoam as técnicas em fabricar, dividem-se grupos e o domínio sobre a mulher por parte dos homens.
Organizam-se em várias áreas culturais sendo: Papel sexual, Papel social, Competências elementares, Seguem uma autoridade, Usam locais para se aprender onde ocorrem sempre por IMITAÇÃO.
Período Oriental
Nas civilizações orientais a educação era tradicional, dividida em classes, separando cultura e trabalho.
O conhecimento da escrita era restrito devido ao seu caráter esotérico.
Surge então o dualismo escolar, um tipo de ensino para o povo e outros para os filhos dos funcionários, grande parte foi excluída da escola e colocada a educação familiar informal.
Período Grego
As crianças viviam a primeira infância em família.
A infância não era valorizada em toda a “cultura antiga”. Crianças eram ameaçadas por doenças, não se dava muito afeto, pois acreditavam que era somente uma idade de passagem, eram submetidas à violência, à estrupos, a trabalho e até sacrifícios rituais. A educação Grega era centrada na formação integral do indivíduo, e as transmissões de suas culturas eram através de festivais, banquetes e reuniões.
Período Romano
Base da Educação Romana atesta-se em DOZE TÁBUAS, fixado em 451 a.C, no bronze e exposto para quem quisesse ver. Neles o valor da